Oito símbolos do caminho de Santiago

Oito símbolos do Caminho de Santiago

Conheça oito símbolos do caminho de Santiago.

O caminho de Santiago é uma peregrinação até a cidade de Santiago de Compostela na Espanha. Há vários pontos de partida, o mais tradicional começa em Saint Jean Pied de Port na França,  conhecido como Caminho Francês e possui 800km de distância até chegar à catedral de Santiago. Outros caminhos são o Português, o Caminho do Norte, o caminho Primitivo ou o Caminho Aragonês.

Veja também: Dez dicas para fazer o caminho de Santiago

#1 Vieira

A vieira ou concha é um dos principais símbolos do caminho de Santiago. Ela representa um amuleto contra pragas e maldições, heranças antiga da idade média. Hoje em dia todo peregrino carrega a sua na mochila ou na roupa durante toda a viagem.

Oito símbolos do caminho de Santiago

#2 Cruz de Santiago

A crus vermelha de Santiago possui um formato de espada é era usada como adorno nas roupas dos Cavaleiros da Ordem de Santiago, simbolizando o apóstolo defensor dos cristãos na guerra.Oito símbolos do caminho de Santiago

#3 Setas amarelas

As setas amarelas estão espalhadas por todo o caminho de Santiago. Ela serve para guiar o caminho do peregrino, indicando qual a direção correta a seguir em frente. Siga as setas amarelas que chegarás a Santiago de Compostela.

#4 Totens

Os totens do caminho de Santiago também estão espalhados por todo o trajeto. Eles podem informar a região da Espanha e a distância até a próxima cidade, alem de sinalizar a direção a seguir pelas trilhas.

Dez dicas para fazer o caminho de Santiago de Compostela

#5 Cajado

O Cajado é um dos instrumentos de caminhada do peregrino. Simboliza a terceira perna ou a terceira pessoa da santíssima trindade. Antigamente eram feitos de aveleira ou castanheiras, mas hoje em dia vem sendo substituído por bastões de caminhadas.

Oito símbolos do caminho de Santiago

#6 Montinhos de pedras

Vários montinhos (ou montões) de pedras são encontrados pelas margens do caminho ou em cima dos totens de distâncias. Muitas vezes trazidas na mochila durante toda a viagem, os peregrinos vão deixando as pedras nos montinhos como um símbolo de estarem deixando para trás problemas e coisas negativas da sua vida para seguir dali por diante como uma nova pessoa.

Oito símbolos do caminho de Santiago

#7 Credencial do peregrino

A credencial do peregrino ou passaporte do peregrino é o documento indispensável para quem faz o caminho de Santiago. Com ela o peregrino tem direito de pernoitar nos albergues municipais ou paroquiais durante toda a caminhada. Por cada lugar que o peregrino passa ele carimba na credencial o selo do lugar, comprovando sua passagem por ali.

Oito símbolos do caminho de Santiago

#8 Compostela

Ao completar toda a caminhada e chegar à cidade de Santiago de Compostela o peregrino pode solicitar a Compostela, uma espécie de diploma escrito em latim que reconhece o esforço do peregrino em cumprimento de sua jornada. Um belo prêmio pela dedicação durante a caminhada. Para ganhar a Compostela é obrigatório percorrer pelo menos os últimos 100km do caminho até Santiago.

Redes sociais Incríveis lugares

Siga-nos em:

 

0 comments on “Oito símbolos do Caminho de SantiagoAdd yours →

Deixe seu comentário incrível aqui!